quarta-feira, 4 de junho de 2008

Os dois ataques de punho básicos

Oi - Tsuki - AtaqueO Oi-Tsuki é uma técnica bem característica do Karaté clássico e fundamental. Vindo de trás, o pé, ancas, punho e antebraço. Avançando em Zen-kutso, adquire uma potência formidável que permite a perfeita sincronização de um ponto essencial: o pé que avança deve imobilizar-se no instante preciso em que o punho dá o impacto.
O ideal para aprendizagem é treinar primeiro o movimento de rotação do punho, parado e só quando a rotação de saída (os cotovelos, devem roçar as costelas sempre) estão sincronizados. Então começar com os avanços ou recuos, mantendo a consciência de que os ombros devem manter-se de face para o avanço e o punho contrário manter-se em "Hikité", forte no movimento da pancada. ( Hikité é o movimento de retorno e aperto do punho contra a anca no intervalo de cada técnica). Para executar o Oi-Tsuki, toma-se normalmente a posição de Gedan- -Barai, (defesa em varrimento com o braço).

A execução do Tsuki procede-se adiantando o punho direito e avançando a perna direita em Zen-Kutso, ao mesmo tempo que recuamos rapidamente o punho contrário à cintura, com as unhas viradas para cima. O Oi-Tsuki é um dos melhores ataques possíveis em combate, pois permite atacar de longe e encandear um número de ataques rapidíssimos. Deve ser treinado sistematicamente até atingir força e velocidade no movimento do batimento.

Gyaku-Tsuki - Contra ataqueO Gyaku-Tsuki, que o iniciado julga multas vezes ser igual ao Oi-Tsuki, é o ataque contrário às pernas, batendo-se por exemplo com o punho direito quando avançamos o pé esquerdo e vice-versa. Os ombros são igualmente face ao impacto e a posição do Hikité é também invariável. É o ataque ideal depois de qualquer blocagem e muito usado em contra-ataque. A acção das ancas é aqui primordial, podendo seguir a força do braço mas mantendo uma grande estabilidade, aumentando também a largura das pernas para alargar o polígono de sustentação. O Gyaku-Tsuki deve, depois de ter atingido uma força regular de execução, recuar velozmente à cintura e pode bater aos três níveis: Cabeça ou Carótida (Jodan), Costelas ou Plexo (Shudan), Baixo Ventre(Gedan), etc..

Sem comentários: